O ator Leonardo Di Caprio mencionou o governador do Pará, Hélder Barbalho, em post no Twitter sobre as metas de conservação e clima na Amazônia. O artista reforçou também o compromisso de outros dois estados do norte do país para preservação da região.

Além do governador do Pará, foram marcados na publicação Waldez Góes (do Amapá) e Wilson Lima (do Amazonas).

“Parabéns e obrigado a @waldezoficial, @wilsonlimaam e @helderbarbalho por seu compromisso em proteger e restaurar nosso planeta!”, diz o post.

Hélder Barbalho retribuiu o elogio no Twitter, mencionando o plano estadual “Amazônia Agora”, política estadual para redução do desmatamento no Pará.

“Obrigado, Sr. DiCaprio! Com certeza daremos sempre nosso melhor. Não se trata apenas da nossa preciosa Amazônia, mas do mundo em que vivemos. Não há tempo a perder. É por isso que a principal política de desenvolvimento ambiental e local do Pará se chama Plano Estadual Amazônia Agora”, respondeu o governador.

Desmatamento no Pará

Apesar do elogio feito ao governo do Estado pelo artista, o Pará tem liderado o ranking de desmatamento na Amazônia, é o que aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônica (Imazon). Em agosto de 2021, foram 638 km² de área devastada, o que corresponde 40% da Amazônia Legal, uma área maior do que a cidade de São Luís.

Segundo o Imazon, no período analisado, o Pará concentrou seis das 10 unidades de conservação do ranking das que mais desmataram. Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) alega que no mês de agosto houve uma redução de 39% no desmatamento nas áreas estaduais, com relação ao mesmo período de 2020.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/Instagram