Há menos de três meses para o início do Pré-Olímpico, o técnico Gustavo De Conti não está mais no comando da seleção brasileira de basquete masculino. A mudança foi anunciada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) na tarde de quarta-feira, 17, data que marca os 100 dias para o início da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris, França.

 

 

“A Confederação Brasileira de Basketball informa que Gustavo De Conti não é mais o técnico da seleção brasileira masculina adulta. A decisão foi tomada em comum acordo. A Basquete Brasil agradece o empenho e trabalho de Gustavo durante os últimos dois anos e meio à frente da seleção e deseja boa sorte na sequência da carreira”, diz a nota emitida pela CBB, que informa que o novo comandante do Brasil será anunciado em breve.

Outra mudança é a substituição de Diego Jeleilate por Victor Mansure no posto de diretor técnico das seleções masculinas.

As trocas no comando do basquete masculino do Brasil são anunciados pouco tempo antes da disputa do Pré-Olimpico de Riga (Letônia), que será disputado entre os dias 2 a 7 de julho. Esta será a última oportunidade para a seleção garantir a participação nos Jogos de Paris.

A seleção brasileira de basquete masculino tem um novo técnico: Aleksandar Petrovic. Aos 65 anos, o croata assume mais uma vez o comando da equipe após a saída de Gustavo De Conti. Além de Petrovic, o brasil contará com uma comissão técnica experiente formada por Tiago Splitter, Helinho Garcia e Demétrius Ferracciú. A decisão foi informada nesta quinta-feira, a 99 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, pela Confederação Brasileira de Basquete.

Petrovic Brasil x Alemanha basquete Pré-Olímpico — Foto: Antonio Bronic/Reuters

               Petrovic Brasil x Alemanha basquete Pré-Olímpico

Petrovic volta à seleção depois de sua última passagem de 2017 a 2021. Ele pediu demissão após não conseguir classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Petrovic já trabalhou com a maior parte dos jogadores que foram convocados no período de comando de De Conti. O croata diz estar satisfeito com a volta ao cargo e já traça os próximos objetivos com a seleção.

– Estou muito feliz de retornar ao comando da Seleção Brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris – disse o treinador.

O Brasil ainda tenta uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe vai disputar o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia. Essa será a a última oportunidade da seleção brasileira conquistar a vaga para as Olimpíadas. Apenas o campeão do torneio se classifica. Além do Brasil, Letônia, Montenegro, Geórgia, Camarões e Filipinas também estão na disputa. A competição está prevista para ocorrer entre os dias 2 e 7 de julho, pouco antes dos Jogos Olímpicos.

Guilherme Costa faz a projeção de medalhas do Brasil para Paris 2024

Pré-Olímpico de Basquete Masculino: entenda as chances do Brasil

 

Vinte e quatro paises disputam as últimas quatro vagas para Paris, divididos em quatro torneios Pré-Olímpicos. O Brasil e mais cinco países vão brigar por uma vaga no Pré-Olímpico Masculino de Riga, na Letônia, que acontecerá de 2 a 7 de julho. A seleção brasileira está no grupo B, junto com Montenegro e Camarões. No grupo A, estão Letônia, Georgia e Filipinas. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória, e o campeão do torneio de cada cidade se classifica para os Jogos Olímpicos. Já há até uma programação, sujeita a alterações:

Basquete masculino Brasil e Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo 2023 — Foto: FIBA

 Basquete masculino Brasil e Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo 2023

Grupo A
2 de julho: Geórgia x Letônia
3 de julho: Letônia x Filipinas
4 de julho: Filipinas x Geórgia

Grupo B
2 de julho: Brasil x Montenegro
3 de julho: Montenegro x Camarões
4 de julho: Camarões x Brasil

Fase final
6 de julho: 2º Grupo B x 1º Grupo A
6 de julho: 1º Grupo B x 2º Grupo A
7 de julho: Final – O campeão conquista a vaga para as Olimpíadas.

Para entender as chances: na Copa do Mundo de Basquete de 2023, o Brasil terminou em 13º lugar, um pouquinho atrás de Montenegro, que ficou em 11º, e numa posição melhor do que as de Geórgia e Filipinas. Camarões sequer jogou o torneio. Por outro lado, a Letônia desponta como favorita após ter terminado a Copa do Mundo em 5º lugar, tendo derrotado o Brasil por 104 a 84 em partida da segunda fase da competição.

O basquete masculino brasileiro, que conquistou a medalha de bronze em três Jogos Olímpicos (1948, 1960 e 1964) não esteve em cinco edições de Olimpíadas desde 1936, incluindo Tóquio 2020.

Fonte: Roma News
Foto: Divulgação/CBB